UM POETA NA NOSSA BIBLIOTECA


JOÃO PEDRO MÉSSEDER vem visitar-nos e falar com as turmas de 7º e de 8º anos! Amanhã, dia 28 de abril, pelas 10h 15m.

Eis alguns dados biobibliográficos sobre o autor:

João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes, nasceu no Porto em 1957.
Foi Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
Textos seus têm sido utilizados em espetáculos teatrais de grupos. Criou o texto principal para o espetáculo Lenheiras de Cuca-Macuca (2008). Vários dos seus poemas e outros textos foram musicados, interpretados e gravados pelo Bando dos Gambozinos, sob a direção musical de Suzana Ralha, tendo “Romance do 25 de Abril” sido integralmente musicado por Pedro Moura e apresentado, sob a forma de opereta infantil, num espetáculo realizado na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, em 25 de Abril de 2007.
Em 2010, por encomenda da Rádio e Televisão de Portugal, escreveu o conto “Comédia italiana”, a partir do quadro, com o mesmo título, de Columbano.
Arrecadou em 2000 o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia, com o livro “Fissura”.
O seu livro “Pequeno Livro das Coisas” foi Prémio Bissaya Barreto de Literatura Infantil 2014.
Depois de, em 1999, publicar “Dez Andamentos” e “A Cidade Incurável”, publicou várias dezenas de títulos editados e teve vários livros distinguidos.

FONTE:  João Pedro Mésseder, in Escritores online . Acedido em 27/4/2017. Disponível em

http://escritores.online/escritor/joao-pedro-messeder/  





You Might Also Like

0 comentários